LABYRINTH3R (versão Portuguesa)

Digam "Olá" ao robot de hoje! Este é um robot baseado no ROV3R, um robot do livro "The LEGO MINDSTORMS EV3 Laboratory", mas com umas leves alterações a nível de estrutura, um programa remodelado e funções diferentes!
É constituído apenas pelos dois motores grandes que estão associados cada um a uma lagarta, respetivamente! Para além disso possui apenas uma base de suporte para o tijolo inteligente  e para os sensores, o sensor de cor e o sensor de infravermelhos!


Este robot tem a capacidade de conseguir "escapar" a qualquer labirinto evitando obstáculos também! O programa é muito simples, e consiste basicamente fazer com que este siga uma parede sempre à mesma distancia! Sempre que detecta algo entre este e a parede, afasta-se ou aproxima-se para a distância predefinida! 
E vocês agora dizem que seguir um caminho através de uma parede é totalmente diferente de "escapar" de um labirinto, mas sabiam que conseguem sair de um labirinto facilmente, sem se perderem, se seguirem uma parede sempre pelo mesmo lado desde o inicio? Podem acabar por contornar todo o labirinto, mas efectivamente irão ter que sair dele! Engraçado, não?
O truque está em pô-lo a andar aos zig-zag afastado quando a distancia é menor ou igual ao escolhido, ou aproximando quando a distância é maior que o escolhido, deslocando-se então para frente sempre à mesma distância do objecto!
Devido à impossibilidade de fazer um labirinto "a sério" decidi improvisar um caminho com vários obstáculos, usando o que tinha à mão (incluindo o meu primeiro set da LEGO, o set 2393 da LEGO DUPLO)! 
O ponto verde no chão marca o inicio do labirinto e o ponto vermelho marca o seu fim!


Caso algum dos leitores queira reproduzir este robot e tenha a possibilidade de o por a navegar por um labirinto "a sério" gostaria imenso que partilhassem nos comentários o link do video ou da publicação com esse labirinto!
Mas como sempre, podem agora ver um video onde o LABYRINTH3R passa por este labirinto improvisado!


Se gostaram desta pequena mensagem sobre o LABYRINTH3R comentem e subscrevam o blog! Vejam as outras mensagens e fiquem atentos para as próximas! Obrigado!

FOR ENGLISH VERSION OF LABYRINTH3R!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tiver alguma dúvida não esite em perguntar nos comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...