LINE FOLLOW3R (versão Portuguesa)

Chegou o fim da semana e chegou mais um robot... FOLLOW3R! Mais um robot baseado no ROV3R do livro "The LEGO MINDSTORMS EV3 Laboratory" de Daniele Benedettelli.
Este é um robot muito simples, sendo que os dois motores grandes estão associados a uma roda cada um (as rodas da frente) e as rodas de trás funcionam como rodas de carrinhos das compras. São rodas "soltas" que só servem para equilibrar e acompanhar o movimento. Logo por cima dos motores está uma base de suporte para o tijolo inteligente e para os sensores!
Neste o robot o sensor utilizado é o sensor de cores, pois este robot tem como função seguir uma linha de fita isoladora marcada no chão, e funcionar através de um sistema de semáforos, com pontos verdes, amarelos e vermelhos para determinar as velocidades de deslocação ou até mesmo parar.




O programa é bastante interessante e simples! Ele assume logo a cor verde, por isso ele começa a andar a uma velocidade normal, seguindo sempre a linha no chão! O truque está em andar aos zig-zag, curvando para a esquerda quando vê a linha, curvando para a direita quando deixa de ver a linha, através de um comando "switch" repetindo isto através de um "loop" que só acaba quando este detecta a cor amarela. Quando a cor amarela é detectada, este pára por um momento para não sair da linha, e reduz a sua velocidade significativamente, até voltar a encontrar o ponto verde, onde acelera até parar no ponto vermelho. Durante o percurso joga-se com as cores que o tijolo emite, consoante o ponto por onde passou.
Aqui está um excerto do programa:

Em breve sairá uma "versão 2.0" deste robot, com um braço que pega ao longo da linha e as coloca numa caixa. (link em breve)
Como é habitual, podemos ver agora um video para se perceber o que foi descrito.


Se gostaram desta pequena mensagem sobre o LINE FOLLOW3R comentem ou ponham gosto e subscrevam o blog! Vejam as outras mensagens e fiquem atentos para as próximas! Obrigado!

FOR OF ENGLISH VERSION OF LINE FOLLOW3R!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tiver alguma dúvida não esite em perguntar nos comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...