SPIK3R (versão Portuguesa)

O robot de hoje é o SPIK3R, mais um dos que é fornecido pela Lego. Ao contrário do TRACK3R, as instruções deste só estão disponíveis no software que se pode fazer download no site da Lego, e que é o mesmo onde se programam os robots!

Este é um robot definitivamente mais complexo que o TRACK3R, tanto para quem está a construir como para quem só o vê depois de construído! O que achei mais "difícil" de montar foi a parte das patas, pois tem um mecanismo interessante para este andar para a frente, fazer inversão de marcha, e ainda a sensação de que são estas que o fazem andar! (tudo isto é visível no video mais à frente) Mas apesar disso a Lego continua com o bom trabalho de tornar as instruções claras e simples, o que fez que esta fosse a melhorar parte e onde aprendi mais técnicas de montagem para aplicar nas minhas construções!




Pode ser programado de duas formas diferentes, uma em que ele procura objetos próximos e quando os encontra dispara as bolas contra este (NOTA: Ele dispara para o local dele, mas se objecto for demasiado pequeno é mais provável que ele falhe o alvo em altura); e a outra é fazer com que este procure o comando infravermelho, ao qual foram adicionados uns adereços bastante engraçados, e disparar contra ele as 3 bolas e depois ir em direcção a ele com as suas patas frontais, digamos.


Um pormenor que penso que não mencionei nas outras mensagens do blog,  é que no fim da construção dos robots fornecidos pela Lego, é nos dada a escolher a opção de abrir já o programa completo ou programar passo a passo! Como é óbvio escolhi a de programar passo a passo para poder perceber como as coisas funcionam.... O programa é também visivelmente mais comprido, mais complexo e com novas situações.
(Programa completo em baixo, para compararem com o anterior).


Aqui está o video já mencionado, onde é possível verificar tudo o descrito em cima:


Se gostaram desta pequena mensagem sobre o SPICK3R, comentem e sigam o blog! Vejam as outras mensagens e fiquem atentos para as próximas! Obrigado!

FOR ENGLISH VERSION OF SPICK3R!

Gostaste? Vê o robot anterior:
TRACK3R (ENGLISH VERSION)
TRACK3R (VERSÃO PORTUGUESA)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tiver alguma dúvida não esite em perguntar nos comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...